A Ostra Ribeiro, fundada em 2013 e sediada em Setúbal, tem como atividade principal a produção e comercialização de bivalves, nomeadamente de ostras. É uma empresa predominantemente familiar e que tem uma história de mais de 5 décadas ligada à produção e comercialização de bivalves no Estuário do Sado.
A produção de ostra é realizada em regime extensivo, na medida em que não é fornecido qualquer tipo de ração aos bivalves, sendo a alimentação proporcionada pela renovação da maré. A extração dos viveiros é apenas efetuada para embalamento e expedição concomitantemente com as encomedas de clientes.
A espécie ostreícola produzida é a Crassostrea Angulata, vulgarmente conhecida por ostra-portuguesa – espécie autóctone do Sado.
A BECORPORATE assessorou todo o processo de elaboração de candidatura ao Sistema de Incentivos – medida Desenvolvimento Sustentável da Aquicultura (P02M01) do Mar2020 e a realização dos Estudos Técnico-Económicos de suporte, o que inclui o Estudo de Viabilidade da operação e o estudo da tração do produto no mercado.
Como resultado, foram previstos, resumidamente, os seguintes investimentos:
- Aquisição de equipamento Produtivo para viveiros e para o centro de maneio;
- Aquisição de embarcações especializadas de apoio à atividade ostreícola;
- Construção de edifícios/instalações;
- Investimento em Fontes de Energia Renovável.
***
Os “investimentos produtivos”, previstos na medida P02M01 do Mar2020, têm como finalidade promover o aumento da competitividade e da viabilidade das empresas aquícolas, em particular das pequenas e médias empresas.
As taxas de apoio público para os projetos apresentados neste regime são de 50% das despesas elegíveis da operação (incentivo não reembolsável), podendo o apoio máximo alcançar 6,5M€ por operação.
Verifique outras referências no mesmo setor:
- Oysterworld – Produção de Ostras
- Bivalsado – Produção de Ostras
- Alvostral – Produção e Comercialização de Bivalves
A abertura do programa operacional Mar2030 está prevista para o segundo semestre de 2022, o qual contará com uma dotação de 252M€.
Palavras-Chave
Ostra Ribeiro / Mar2020 / Candidatura / Estudo de Viabilidade / Modernização / Investimentos Produtivos / Aquicultura